Logo vertical fundo branco

Professor: atenção aos seus direitos no final do semestre

Compartilhe com alguém

Professores - atenção aos direitos

Sumário

EO fim do semestre pode trazer muitas mudanças geradas por necessidades pessoais, profissionais ou mesmo institucionais. É por isso que professores e escolas precisam estar por dentro da legislação da categoria. Em São Paulo, atualmente, isso significa conhecer as disposições da convenção coletiva dos professores da educação básica 2022/2024-2025. Venha dar uma olhada em alguns dos direitos do professor que podem tornar o fim do semestre um pouco menos estressante.

Bolsas de estudo: professor, você tem direito a elas (Cláusula 16)

Todos os professores têm direito a bolsas de estudo integrais para si e seus dependentes legais nas escolas onde ensinam. Essas bolsas não são salários e devem ser mantidas até o final do ano letivo, mesmo que o professor seja dispensado sem motivo, afinal são direitos do professor.

Mudar de disciplina? Só com o seu consentimento (Cláusula 40)

Fim de semestre pode ser a hora certa para mudar de disciplina, mas só se o professor concordar. Pode parecer estranho, mas são direitos do professor e, em função disso, a transferência só é permitida, se o professor tiver a formação necessária para a nova disciplina e se houver um acordo formal entre ele e a escola.

Férias: um direito do professor (Cláusula 42)

Ninguém mexe com as férias dos professores. Elas são coletivas, duram 30 dias corridos e devem ser gozadas, de preferência, em julho. Assim, a escola deve pagar o salário das férias e um abono constitucional de 1/3 do salário até dois dias antes do início das férias. E não se esqueça, a escola deve avisá-lo com 30 dias de antecedência.

Gravidez não é motivo para demissão (Cláusula 28)

Fale com um advogado especialista
A convenção proíbe demissões injustas de professoras grávidas, garantindo estabilidade no emprego do início da gravidez até 60 dias após o término da licença maternidade. Novamente, direitos do professor assegurados pela Convenção da categoria.

Proteção para professores prestes a se aposentar (Cláusula 30)

Professores com 3 anos ou mais de serviço na mesma escola, que estão a 24 meses ou menos da aposentadoria integral, também têm garantia de emprego. É uma forma de garantir que esses profissionais possam realmente conquistar esse direito e usufruir sua aposentadoria.

Salário e carga horária: direitos do professor! (Cláusulas 33 e 34)

A convenção não permite reduções no salário mensal ou na carga horária, a menos que seja do próprio interesse do professor. Se uma disciplina for suprimida devido a alterações curriculares, o professor tem prioridade para assumir turmas em que a disciplina esteja vaga.

Garantia de salários semestrais (Cláusula 22)

Essa garantia crucial que também integra os direitos do professor, proporciona segurança financeira. Porém, para ter direito a essa indenização, o professor deve ter pelo menos 22 meses de serviço na escola no momento da demissão. Mas atenção, a escola pode se desobrigar desse pagamento se formalizar a demissão entre 30 e 1 dia antes do início das férias ou do recesso escolar.

Indenização extra para quem tem mais de 50 anos (Cláusula 23)

Professores com 50 anos ou mais têm direito a uma indenização adicional de 15 dias, além do aviso prévio e da garantia semestral de salários, se demitidos sem justa causa. Entretanto, para isso, o professor deve ter pelo menos um ano de serviço na escola na data da comunicação da dispensa.

Demissão ou redução de aulas? Tem regras (Cláusula 35)

Fale com um advogado especialista
A convenção estabelece que demissões ou reduções de aulas por supressão de turmas devem seguir critérios específicos, incluindo a antiguidade do professor. Assim, escola deve informar o professor por escrito sobre a redução da carga horária nas duas primeiras semanas do ano letivo. O professor demitido nesse contexto tem direito a indenização. E não é mera formalidade: são direitos do professor!

Multa para quem não segue a convenção (Cláusulas 26 e 63)

Não seguir as cláusulas da Convenção pode resultar em multa equivalente a 5% do salário mensal bruto do professor, para cada uma das cláusulas não cumpridas, além de juros e correção monetária, para cada professor prejudicado. Lembre-se que em caso de demissão, as verbas rescisórias devem ser pagas em 10 dias da data do desligamento. De outra forma, qualquer desrespeito a esse prazo obriga a escola a pagar multa em favor do professor demitido, no valor de um mês de sua remuneração.

Conclusão

Assim, ao final do semestre, é essencial que você tenha uma sólida compreensão dos direitos do professor. É claro que mudanças são comuns, desejadas e frequentemente até necessárias. Mesmo assim, lembre que a CLT e a Convenção Coletiva regulamentam essas mudanças e, ao mesmo tempo, protegem você.
Além disso, o respeito à Convenção Coletiva da categoria garante estabilidade nas relações de trabalho e proporciona um ambiente mais tranquilo e equilibrado para todos. Portanto, o conhecimento desses direitos e obrigações é um passo crucial para garantir um fechamento de semestre tranquilo e harmonioso. Afinal, respeito aos direitos e segurança jurídica são a chave para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Se você, professor ou professora, precisa de mais informações sobre sua categoria, entre em contato agora mesmo com nosso escritório! Contamos com advogados experientes, prontos para orientar e ajudar você!

Dúvidas? Fale Com Um Especialista Agora!
Sobre nós

Osmar Gebauer é advogado inscrito na OAB/SP sob o nº 337.952. É profissional multidisciplinar, possui uma trajetória pessoal, acadêmica e profissional muito diversificada e repleta de experiências em várias áreas, permitindo-lhe entender seus clientes e encontrar soluções bem ajustadas as suas demandas.

Sua atuação profissional é marcada por uma visão integrada do Direito, levando-o a trabalhar de forma colaborativa com escritórios nacionais e alemães, estabelecendo parcerias estratégicas que lhe permitem desenvolver soluções inovadoras e eficazes para seus clientes.

Além de sua atuação como advogado, também teve uma experiência enriquecedora como professor do Studienkolleg Hamburg da Universidade de Hamburgo, onde pode ampliar seus horizontes culturais e acadêmicos.

Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos
Os impactos da Reforma Trabalhista nos cargos de gestão

 A definição de cargo de gestão Conforme a legislação brasileira, a distinção entre um cargo efetivo de gestão e um cargo de chefia vai além das simples diferenças salariais ou da mera…

Professor: atenção aos seus direitos no final do semestre

EO fim do semestre pode trazer muitas mudanças geradas por necessidades pessoais, profissionais ou mesmo institucionais. É por isso que professores e escolas precisam estar por dentro da legislação da categoria. Em…

Professor da rede privada: A garantia semestral do salário

A garantia semestral de salários é um direito conquistado pelos professores que atuam em instituições da rede privada de ensino básico, proporcionando uma segurança financeira adicional à categoria. As convenções coletivas de…

Outros Artigos Úteis

Confira outros artigos publicados pelos nossos profissionais.

Os impactos da Reforma Trabalhista nos cargos de gestão

 A definição de cargo de gestão Conforme a legislação brasileira, a distinção entre um cargo efetivo de gestão e um cargo de chefia vai além das simples diferenças salariais ou…

Professor: atenção aos seus direitos no final do semestre

EO fim do semestre pode trazer muitas mudanças geradas por necessidades pessoais, profissionais ou mesmo institucionais. É por isso que professores e escolas precisam estar por dentro da legislação da…

Professor da rede privada: A garantia semestral do salário

A garantia semestral de salários é um direito conquistado pelos professores que atuam em instituições da rede privada de ensino básico, proporcionando uma segurança financeira adicional à categoria. As convenções…

Verbas rescisórias: O que são e quando devem ser pagas?

Em toda parte, demissões normalmente pegam trabalhadores de surpresa. E, mesmo diante de muitas inseguranças, estes precisam lidar com questões complexas como as verbas rescisórias.  Esse assunto é complexo e…