Logo vertical fundo branco

Professor da rede privada: A garantia semestral do salário

Compartilhe com alguém

Professor da rede privada - A garantia semestral do salário

Sumário

A garantia semestral de salários é um direito conquistado pelos professores que atuam em instituições da rede privada de ensino básico, proporcionando uma segurança financeira adicional à categoria. As convenções coletivas de trabalho dos professores estabelecem esse direito, e você pode encontrá-las nos sites dos respectivos sindicatos estaduais.

Essa garantia determina que o professor demitido injustamente durante o semestre letivo, tem direito a receber os salários correspondentes ao restante do semestre. Em outras palavras, isso significa que os salários serão pagos até o final do semestre letivo em que ocorrer a dispensa injustificada.

 

Requisitos para obtenção dos salários semestrais

Entretanto, para ter direito à garantia semestral de salários, na data da comunicação da dispensa, o professor precisa ter pelo menos vinte e dois meses de serviço prestados à escola. Esse período de serviço aumentou bastante nos últimos anos em desfavor dos professores.

 

Abrangência temporal da garantia semestral

Fale com um advogado especialista

Nesse sentido, a atual convenção coletiva dos professores da educação básica 2022/2024-2025 da rede privada do estado de São Paulo é clara. Ela prevê, na cláusula 22, que a escola garantirá ao professor demitido sem justa causa:

a) no primeiro semestre, a partir de 1º de janeiro, os salários integrais até o dia 30 de junho;

b) no segundo semestre, os salários integrais até o dia 31 de dezembro.

Além disso, a escola deverá pagar, o valor correspondente à remuneração devida até o dia 20 de janeiro do ano subsequente, inclusive, respeitado o pagamento mínimo de trinta dias do recesso escolar, quando ela demitir o professor a partir de 16 de outubro. E a escola deve pagar essa remuneração independentemente do tempo de serviço do professor na instituição.

 

Garantia aos salários do semestre subsequente

Adicionalmente, se a escola não formalizar a demissão do professor no período de trinta dias que antecede o início das férias ou do recesso escolar, ela ainda deverá pagar os salários do semestre subsequente ao da demissão deste profissional.

 

A obrigatoriedade do registro na data da admissão

Complementarmente, a convenção ainda prevê que os professores devem ser registrados a partir da data de início de suas atividades na escola, incluindo o período de planejamento escolar. Caso não atente a essa previsão, a escola deverá pagar em dobro os dias trabalhados sem registro durante o planejamento.

 

A natureza indenizatória das verbas complementares

Finalmente, a convenção prevê que as verbas salariais complementares relativas a esse título tem natureza indenizatória, ou seja, não incidem no cálculo das outras verbas trabalhistas, nem estão sujeitas à tributação. Assim, esses salários também não integram o tempo de serviço do professor para nenhum efeito legal.

 

Conclusão

Portanto, a garantia semestral de salários é um direito valioso para os professores, que assegura a estabilidade financeira e contribui para a valorização da profissão. E, embora as condições para sua implementação tenham recrudescido, ela ainda representa uma conquista significativa dos professores, pois evita demissões arbitrárias durante o semestre letivo.

Essa garantia também tranquiliza o professor, pois ele não precisa se preocupar tanto com o risco de ser dispensado sem uma compensação adequada.

Portanto, ao se familiarizar com esse direito e os critérios para sua implementação, o professor pode assegurar que ele será respeitado e corretamente aplicado.

Se você é professora ou professor e precisa de mais informações sobre esse o qualquer outro assunto relativo à sua categoria, entre em contato (clicando aqui) agora mesmo com nosso escritório! Contamos com advogados experientes e aptos para ajudar você!

Dúvidas? Fale Com Um Especialista Agora!
Sobre nós

Osmar Gebauer é advogado inscrito na OAB/SP sob o nº 337.952. É profissional multidisciplinar, possui uma trajetória pessoal, acadêmica e profissional muito diversificada e repleta de experiências em várias áreas, permitindo-lhe entender seus clientes e encontrar soluções bem ajustadas as suas demandas.

Sua atuação profissional é marcada por uma visão integrada do Direito, levando-o a trabalhar de forma colaborativa com escritórios nacionais e alemães, estabelecendo parcerias estratégicas que lhe permitem desenvolver soluções inovadoras e eficazes para seus clientes.

Além de sua atuação como advogado, também teve uma experiência enriquecedora como professor do Studienkolleg Hamburg da Universidade de Hamburgo, onde pode ampliar seus horizontes culturais e acadêmicos.

Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos
Os impactos da Reforma Trabalhista nos cargos de gestão

 A definição de cargo de gestão Conforme a legislação brasileira, a distinção entre um cargo efetivo de gestão e um cargo de chefia vai além das simples diferenças salariais ou da mera…

Professor: atenção aos seus direitos no final do semestre

EO fim do semestre pode trazer muitas mudanças geradas por necessidades pessoais, profissionais ou mesmo institucionais. É por isso que professores e escolas precisam estar por dentro da legislação da categoria. Em…

Professor da rede privada: A garantia semestral do salário

A garantia semestral de salários é um direito conquistado pelos professores que atuam em instituições da rede privada de ensino básico, proporcionando uma segurança financeira adicional à categoria. As convenções coletivas de…

Outros Artigos Úteis

Confira outros artigos publicados pelos nossos profissionais.

Os impactos da Reforma Trabalhista nos cargos de gestão

 A definição de cargo de gestão Conforme a legislação brasileira, a distinção entre um cargo efetivo de gestão e um cargo de chefia vai além das simples diferenças salariais ou…

Professor: atenção aos seus direitos no final do semestre

EO fim do semestre pode trazer muitas mudanças geradas por necessidades pessoais, profissionais ou mesmo institucionais. É por isso que professores e escolas precisam estar por dentro da legislação da…

Professor da rede privada: A garantia semestral do salário

A garantia semestral de salários é um direito conquistado pelos professores que atuam em instituições da rede privada de ensino básico, proporcionando uma segurança financeira adicional à categoria. As convenções…

Verbas rescisórias: O que são e quando devem ser pagas?

Em toda parte, demissões normalmente pegam trabalhadores de surpresa. E, mesmo diante de muitas inseguranças, estes precisam lidar com questões complexas como as verbas rescisórias.  Esse assunto é complexo e…